PROMOÇÃO


31º Aniversário da elevação de Cortegaça a Vila

30-9-2016, Ovar     33
Foto Artigo

Foi com um misto de satisfação, felicidade e emoção que Cortegaça celebrou o 31º aniversário de elevação a Vila. A apresentação dos projectos de construção da Alameda Padre Manuel Dias da Silva e arranjos envolventes e da Remodelação do Largo do Campo, Rua Olívia e Florindo Cantinho e Rua dos Carris e a inauguração da Rua da Escolinha, Rua da Aldeia (poente) e envolventes são obras há muito ansiadas pelos Cortegacenses, que agora têm razões para acreditar na sua concretização.

As cerimónias tiveram início com a apresentação do projecto de remodelação do Largo do Campo, Rua Olívia e Florindo Cantinho e Rua do Carris. Avaliada em quase 350 mil euros esta obra, que se encontra em concurso, pretende requalificar e reorganizar o espaço urbano e a rede viária, através de pavimentação, criação de estacionamento, implementação de parque infantil, beneficiação da iluminação pública e reformulação da rede de drenagem de águas pluviais.

Seguidamente foi inaugurada a obra de Beneficiação da Rua da Escolinha, Rua da Aldeia (poente) e envolvente, que representou um investimento superior a 150 mil euros. Esta obra, para além dos trabalhos de pavimentação, reabilitação e construção de passeios, contemplou rede de abastecimento de água e rede de saneamento, numa parceria com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, tendo sido a primeira obra do Município realizada através de agrupamento de entidades adjudicantes.

As cerimónias culminaram com a apresentação do projecto mais desejado por todos os cortegacenses, a Alameda do Padre Manuel Dias da Silva e Arranjos envolventes.

Avaliada em 500 mil euros, projectada por dois Cortegacenses, Luís Miguel Oliveira e Carlos Violas, a construção desta Alameda pretende atribuir a esta área de equipamento religiosos uma nova centralidade, que se encontra de momento escondida e em posição secundária face à sua relevância. Maior urbanidade e destaque para a Igreja e Cemitério Velho, considerados imóveis de interesse público são objectivos deste projecto, que entre outros, prevê a construção de um novo acesso da Alameda à Rua Padre Joaquim Pereira Resende e de uma rotunda, a criação de uma ampla zona pedonal e parque de estacionamento, a beneficiação da envolvente do Cemitério Velho e acesso à futura Casa Mortuária.