Ilustração do cartaz 2020
Diogo Sá despertou os cinco sentidos das Artes Performativas

9-3-2020, Sta. Maria da Feira     2265

Com 15 anos, Diogo Sá distinguiu-se entre os seus pares com um trabalho que recebeu a aprovação unânime do júri ao transmitir a mensagem de forma simples mas eficaz, destacando-se como o primeiro aluno do 10.º ano a vencer este concurso. O trabalho será o elemento central do cartaz da Mostra de Artes Performativas, que tem lugar no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso.

Durante a aula de desenho, a professora falou sobre o concurso de ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas que estava a decorrer. Os alunos puseram mãos à obra e começaram a trabalhar afincadamente, cada um no seu projeto. No final, a docente fez uma seleção e em cima da mesa dos alunos com as propostas mais interessantes, deixou uma ficha de inscrição para o concurso. Diogo Sá, 15 anos, foi um dos contemplados.

A ideia demorou a surgir, mas olhando em volta para os colegas que desenhavam de forma similar, Diogo Sá concentrou-se em passar para o papel o conjunto de todas as Artes Performativas. 

Com o envolvimento da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro (Fiães) e da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, cerca de 35 alunos apresentaram propostas para a 3.ª edição do Concurso de Ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas 2020. A iniciativa foi fruto de um processo continuado, desenvolvido ao longo do 1.º período do ano letivo, sendo incorporado por alguns professores no plano curricular anual. O concurso, que desafiou os alunos de artes a proporem ilustrações com vista à definição da imagem gráfica do evento, integra-se na missão continuada do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, através do projeto Germinar, que foca diferentes disciplinas e contextos artísticos, como música, dança, teatro, vídeo ou design, como agente de educação criativa. A Mostra de Artes Performativas tem lugar no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso.




zibiz.net