PUB


Concurso Internacional de Arte Floral foi um êxito em S João da Madeira

12-9-2016, S. João da Madeira     1319


Alguns dos melhores designers florais do mundo estiveram em S. João da Madeira para participar no evento “Flowers World Portugal - International Cup 2016”. Ao longo de três dias, a Casa da Criatividade serviu de inspiração e foi o local escolhido para o decorrer deste evento distinto na região.

Os sanjoanenses e apreciadores de arte floral tiveram a oportunidade de conhecer de perto esta realidade assistindo ao vivo, na Praça 25 de Abril, a actuação dos participantes na elaboração de cerca de duas dezenas de instalações de rua com flores, que estão patentes no local até 18 de Setembro.

De uma forma diferenciadora, e com a colaboração de uma empresa de Arrifana, esses arranjos foram realizados em banheiras de ferro fundido – e não nos habituais vasos -, numa alusão a um dos produtos marcantes da antiga metalúrgica Oliva, que faz parte da história de S. João da Madeira.

Este momento assinalou o início da competição internacional que teve continuidade no interior da Casa da Criatividade. Com entradas pagas uma parte da receita reverteu em favor dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

Entre os ilustres profissionais estiveram: Emanuel Casanova, português vencedor em 2015 da Flowers World Cup e o húngaro Tamás Mezoffy atual campeão europeu da especialidade.

Este “Flowers World Portugal - International Cup 2016” teve a chancela de qualidade de Araik Galstyan, um dos maiores nomes mundiais da arte floral, várias vezes premiado a nível internacional.

Outra presença importante foi a de Carlos Alberto Gonçalves, um nome conceituado da cidade e uma referência nesta área, atual dirigente da Associação Portuguesa de Floristas e Decoradores (APFD). Este sanjoanense já participou em vários eventos florais no nosso país, assim como já conquistou primeiros prémios também no estrangeiro.

O interesse em S. João da Madeira voltar a ser palco de uma iniciativa do género deixa em aberto uma competição europeia ou mundial para breve.



zibiz.net