Antiga escola primária de Fiães
Primário coloca Feira na vanguarda da educação criativa

26-2-2020, Sta. Maria da Feira     475
Foto Artigo

O mais recente projeto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – Primário – foi apresentado aos agentes criativos locais, convidando-os a contribuir para o planeamento de atividades e a envolver-se nos diferentes desafios criativos que o projeto pretende dinamizar.

A partir da experiência e dos resultados do projeto Germinar, desenvolvido nos últimos anos em escolas secundárias do concelho, o Primário irá trabalhar a qualificação dos jovens pela experiência e aproximação ao mercado de trabalho, em articulação direta com os agrupamentos escolares. O Primário apresenta-se como um espaço de promoção da criatividade e desenvolvimento de competências, uma plataforma de lançamento para os jovens e também como um espaço exploratório e de autodescoberta, apto a estimular os jovens na procura do seu futuro profissional.

A Primária dará lugar ao Primário. O edifício de uma antiga escola primária, na freguesia de Fiães, transforma-se num polo de criatividade aberto aos projetos de jovens alunos do concelho, com espaço para reuniões, oficinas para a construção de figurinos e cenários, sala de formação e, ainda, espaço de trabalho para projetos de diferentes áreas, desde os contextos mais artesanais aos desafios atuais complementares à organização de eventos, como produtores, técnicos, eletricistas ou carpinteiros.

O Primário é dirigido a toda a comunidade educativa – alunos, docentes, pessoal auxiliar, encarregados de educação. O seu sucesso depende da ligação próxima e construtiva aos agentes artísticos e criativos que foram convidados a participar na construção do plano de ação do Primário, contribuindo, desta forma, para a profissionalização das novas gerações de feirenses, através de ações de formação, estágios e outros modelos de prática profissional em contexto educativo.



zibiz.net