24 de fevereiro, a partir das 21h00, na Praça Brandão de Vasconcelos
Recriação da Queima do Velho em Arouca

20-2-2020, Arouca     617
Foto Artigo

Arouca volta a marcar a época carnavalesca com a recriação da Queima do Velho, iniciativa que decorrerá na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, a partir das 21h00, na Praça Brandão de Vasconcelos, com a colaboração da comissão Melhoramentos de Souto Redondo.

A tradição ainda é o que era pois no lugar de Souto Redondo, em dia de Domingo Magro (segundo domingo imediatamente anterior à terça-feira de Carnaval), "alevantava-se" a "bandeira do Carnaval", que, colocada num ponto alto daquele lugar, era o sinal de que haveria festejos de Carnaval naquela localidade.
A "Bandeira do Carnaval" é o "Velho", figura construída com palha e roupas velhas, com o órgão sexual à mostra e em tamanho exagerado, como sinal de virilidade dos locais. Era queimado no dia de Entrudo depois de se ter "jogado ao Carnaval" pelos caminhos da aldeia. O boneco é a representação de um dos protagonistas, estes reais, das brincadeiras da terça-feira de Carnaval.
O "Velho" e a "Velha" eram habitantes da aldeia, dotados de pé ligeiro para que pudessem correr sempre que tentavam roubar a "Velha" e o "Velho" os tentava afastar com o varredouro.


zibiz.net