PUB


Paulo Pires e Alexandre de Sousa participam na "Peregrinação Poética"

23-3-2017, S. João da Madeira     489
Foto Artigo

A Campanha Poesia à Mesa tem dois dos seus momentos mais altos em duas das noites deste fim de semana. O primeiro é já nesta sexta-feira (24 de Março), às 22h00, com a realização da Peregrinação Poética, que, devido às más condições atmosféricas que se têm feito sentir, decorrerá na Casa da Criatividade e não na Praça Luís Ribeiro e zona envolvente, como estava inicialmente programado. Mudou o local, mas a entrada continua a ser livre.
Esta Peregrinação conta com a presença de convidados especiais, como o actor Paulo Pires, os poetas homenageados Joaquim Pessoa, Cláudia R. Sampaio e Olinda Beja e os comissários do evento, José Fanha e Paulo Condessa. A animação é da responsabilidade do grupo Anima Dixie.
Todos eles se juntam a associações culturais da cidade que asseguram performances de declamação poética dedicada a cada um dos seis autores homenageados na edição deste ano: António Aleixo, António Torrado, Cláudia R. Sampaio, Egipto Gonçalves, Joaquim Pessoa e Olinda Beja.
Associação de Promoção da Juventude (APROJ), Associação Cultural Luís Lima, Fugas Poéticas,  CERCI, Cultura Viva,  Universidade Sénior, Teatro Oliveira Júnior (TOJ) e Ecos urbanos são os grupos sanjoanenses participantes, que reflectem o grande envolvimento da comunidade local na Peregrinação, a exemplo do que se vem registando ao longo de todo o evento da Poesia à Mesa.

Serão Poético no sábado nos Paços da Cultura

Na noite de sábado, 25 de Março, as atenções centram-se noutro dos momentos mais marcantes do evento: o Serão Poético, nos Paços da Cultura, onde tem lugar um encontro informal e mágico, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa, em que a música e a poesia ganham forma pelas mãos e voz de grandes figuras do panorama cultural nacional.
Este ano, a excêntrica guitarra portuguesa do músico Luís Guerreiro e a viola de Luís Fontes acompanham Alexandre de Sousa, actor bem conhecido do teatro e do cinema e que o grande público está habituado a ver na televisão, onde tem deixado a sua marca em diversas das principais novelas portuguesas e também em séries.
Para além da sua actividade nos palcos, em filmes e na TV, Alexandre de Sousa é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Universidade Nova de Lisboa) e Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros (Universidade de Sorbonne, Paris). Foi professor na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Superior de Música de Lisboa.


zibiz.net