PROMOÇÃO


Workshop para participação em performance Imaginarius

6-3-2017, Sta. Maria da Feira     270
Foto Artigo

O Imaginarius tem abertas inscrições para uma oficina de intervenção urbana de dois dias (módulos teórico e prático), no âmbito da performance urbana CEGOS, que a companhia brasileira Desvio Colectivo vai apresentar nos dois dias do festival – 26 e 27 de Maio – com a participação dos formandos.

O workshop terá lugar nos dias 24 e 25 de Maio, das 18h00 às 22h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. O primeiro dia – módulo teórico – será dedicado à análise de vídeos e fotografias das principais referências de intervenção urbana artística e a sua relação com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais. 

No segundo dia – módulo prático – os participantes vão experienciar propostas e acções performativas em diferentes espaços. Durante o festival, os participantes serão integrados no coro de CEGOS, que vai percorrer as ruas da cidade. As candidaturas devem ser remetidas para workshops@imaginarius.pt.

A companhia Desvio Colectivo destaca-se pela sua actividade interventiva no Brasil, com apresentação do projecto CEGOS em várias cidades do mundo em duas versões: consumo e política. Em cada um dos dias do festival Imaginarius será apresentada uma versão diferente.

Dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados, caminham lentamente, interferindo de forma poética no quotidiano da cidade. CEGOS é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva, o excesso de trabalho, o aprisionamento e congelamento da vida, a automatização do quotidiano, a degeneração ética que se alastra na sociedade.

O choque visual do efeito da petrificação dos corpos, o comportamento alienado e a extrema lentidão dos movimentos instigam a uma reflexão sobre diversas formas de cegueira, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização das cidades das artes e dos corpos. 



zibiz.net