PROMOÇÃO


"Janela Aberta" liga Jardim de Infância de Arrifana a Toronto

20-2-2017, Sta. Maria da Feira     366
Foto Artigo

O projecto-piloto de promoção da diversidade e interculturalidade “Janela Aberta”, que iniciou em Santa Maria da Feira com a ligação do Jardim de Infância de Santo António, Escapães, a uma escola da Bélgica, está agora a aproximar o Jardim de Infância de Manhouce, Arrifana, ao Jardim de Infância de Toronto Givins Shaw Public School, no Canadá.

Numa primeira fase, o projecto privilegiou o conhecimento de cada uma das 36 crianças canadianas e portuguesas. Os grupos fizeram a sua apresentação à distância, cantaram canções em Português e Inglês, partilharam experiências em contexto escolar e abordaram as tradições mais marcantes, como a Festa das Fogaceiras e o fabrico da genuína Fogaça da Feira. Depois de uma visita das crianças feirenses a uma casa de fabrico de Fogaça e da história contada com recurso a algumas palavras em Inglês, seguiu para o Canadá uma completa e original apresentação sobre esta tradição secular. No futuro, as comunicações serão facilitadas por uma ligação via Skype entre os dois jardins de infância.

O projecto “Janela Aberta”, implementado numa primeira fase em dois jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Arrifana, consiste num intercâmbio de saberes, onde as crianças são motivadas para o conhecimento de si próprias, da sua comunidade e do mundo, com o foco na diversidade, solidariedade, tolerância e respeito pelo ser humano, independentemente da sua cor, etnia, religião, cultura, sexo ou língua. Todas as actividades desenvolvidas pretendem, directa ou indirectamente, desconstruir estereótipos, preconceitos e racismo, e privilegiar a defesa dos direitos das crianças. O objectivo é estimular a sua participação activa, dando voz às suas ideias, curiosidades e desejos, num contacto permanente com realidades fora dos muros da escola e da sua comunidade.

O “Janela Aberta” está integrado num projecto municipal de promoção da diversidade e interculturalidade mais alargado – Feira Sem Preconceitos –, financiado pelo Conselho da Europa e coordenado pela Câmara de Santa Maria da Feira, membro da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais.



zibiz.net