PROMOÇÃO


Chegada do Rei em Ovar adiada para domingo 19 de Fevereiro

12-2-2017, Ovar     528
Foto Artigo

Atendendo às actuais condições atmosféricas, a Câmara Municipal de Ovar viu-se obrigada a adiar a Chegada do Rei e desfile das Piadas Colectivas, prevendo-se a sua realização no próximo domingo, dia 19 de Fevereiro, após o desfile do Carnaval das Crianças.

Sua Alteza – o Rei Maratonista e Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa serão entronizados no dia 19 de Fevereiro, a partir das 16 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e das Piadas Colectivas, no centro da cidade de Ovar (Avenida Sá Carneiro-Praça da República).

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Manuel Ferreira Rilho e Liliana Lopes de Jesus Biscaia, dois vareiros com o Carnaval no sangue e que vão evocar o atletismo e as gentes do mar. 

O Rei Momo será o conhecido Manuel Ferreira Rilho, um vareiro de gema, que vive o Carnaval intensamente desde 1964, ano que começou a participar nos Carros Alegóricos do Bairro do Outeiro e da Mota. Mais tarde, na década de 70 e após o término da tropa, teve notoriedade nas piadas.

Fotógrafo de profissão, agora aposentado, tem como hobbies, a leitura, a escrita (poesia e prosa), o voluntariado – que faz regularmente na Santa Casa da Misericórdia de Ovar e no Hospital de Ovar, destacando-se ainda o Atletismo. Aqui é mais que um hobby, é uma paixão, tendo participado em várias provas, incluindo 25 Maratonas Cidade Ovar, organizadas pelo AFIS.

Nos últimos anos continua a viver intensamente o Carnaval, tendo participado activamente nos espectáculos de abertura do Carnaval, na Noite da Farrapada, e assistindo aos eventos Carnavalescos.

Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, também conhecida por Liliana Lopes de Jesus Biscaia, é a conhecida peixeira do Jardim do Cáster. Natural de Ovar, sempre viveu intensamente o Carnaval e há cerca de 20 anos andou na Império Ovarense. Apesar de actualmente não desfilar por nenhum grupo ou escola, em dias de Carnaval, Liliana sai à rua com a sua alegria e folia contagiantes e vive a cidade de Ovar.



zibiz.net