PROMOÇÃO


Visita à empreitada de Requalificação e valorização da Barrinha de Esmoriz

26-1-2017, Ovar     528
Foto Artigo

A visita às várias frentes da empreitada de Requalificação e Valorização da Barrinha de Esmoriz contou com as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais de Ovar e Espinho, a Administração da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, responsáveis pela empreitada (ABB), e os presidentes das Juntas de Freguesia de Esmoriz e Paramos.

No final da visita, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, mostrou-se satisfeito pelo desenrolar dos trabalhos, adiantando que “com esta visita, duas questões ficaram completamente clarificadas. Em primeiro lugar, temos a garantia de que o prazo da obra vai ser cumprido, na certeza de que o ligeiro atraso na operação de dragagem pode ser recuperado, sendo imperativo que os prazos se cumpram, na expectativa de uma grande época balnear. E, em segundo lugar, a altura dos passadiços é superior à cota do dique fusível pelo que os passadiços não serão alagados (salvo situações de inundação completamente excepcionais)”.

O autarca adiantou ainda que “a Barrinha de Esmoriz vai ser um grande pólo de atracção turística, até porque percebemos que o sector do ambiente tem um grande potencial sob o ponto de vista económico e social e tenho a certeza absoluta de que a realidade desta região será muito diferente, pela positiva, a curto e médio prazo”.

Recorde-se que a empreitada de Requalificação e Valorização da Barrinha de Esmoriz, adjudicada por 2.749.857,71 euros e cofinanciada pelo PO SEUR, tem como objectivo específico a protecção do litoral, através da execução de dragagens na Barrinha e utilização dos dragados para minimização dos efeitos da erosão costeira e reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar ao longo da costa, através do restabelecimento do fornecimento de sedimentos ao litoral.



zibiz.net