PROMOÇÃO


Reis do Carnaval de Ovar cruzam tradições vareiras

23-1-2017, Ovar     564
Foto Artigo

O Carnaval de Ovar 2017 tem já escolhidos os Reis desta edição, Sua Alteza – o Rei Maratonista e Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, que serão entronizados no próximo dia 12 de Fevereiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas colectivas, no centro da cidade de Ovar.
A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Manuel Ferreira Rilho e Liliana Lopes de Jesus Biscaia, dois v areiros com o Carnaval no sangue e que vão evocar o atletismo e as gentes do mar. 

O Rei Momo será o conhecido Manuel Ferreira Rilho, um vareiro de gema, que vive o Carnaval intensamente desde 1964, ano que começou a participar nos Carros Alegóricos do Bairro do Outeiro e da Mota. Mais tarde, na década de 70 e após o término da tropa, teve notoriedade nas piadas, que há época tinham grande impacto no Carnaval de Ovar. E estórias desses tempos, nomeadamente antes do 25 de Abril, tem muitas para contar.
E quando uma Rainha é peixeira, psicóloga, assistente social, porteira, amiga e conhecida das gentes de Ovar? É Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, também conhecida por Liliana Lopes de Jesus Biscaia, a peixeira do Jardim do Cáster, sempre com um sorriso estampado no rosto e sempre disponível para ajudar todos os que passam à beira do seu carro de peixe.



zibiz.net