PUB


Ferreira de Castro já tem escultura inspirada no romance "A Selva"

13-1-2017, Vale de Cambra     380
Foto Artigo

Decorreu esta semana a inauguração da peça escultórica "A Selva", da autoria criativa do professor Vítor Ferreira e inspirada no romance "A Selva", obra emblemática do escritor Ferreira de Castro, no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho em Vale de Cambra.

Tratou-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Búzio, integrada nas comemorações dos 100 anos de Vida Literária do escritor Ferreira de Castro, a qual contou com o contributo criativo do professor Vítor Ferreira, com a colaboração das oficinas de mecânica da Escola Básica e Secundária do Búzio e com uma empresa da região.

Neste dia ocorreu ainda a abertura da exposição "Ferreira de Castro, um olhar sobre o Vale", nos Paços do Concelho, constituída por excertos da descrição do percurso entra as Baralhas e a Sra. da Saúde, que o autor faz de Vale de Cambra no "Guia de Portugal" (1944), e por fotografias da época pertencentes ao espólio fotográfico do Arquivo Municipal de Vale de Cambra. 

Esta exposição é um convite a que se volte a um tempo ido, se encontre um território que já não é o mesmo e se percepcione o escritor noutro registo literário.

Ao longo do ano de 2016 foram realizadas em parceria, pelo Agrupamento de Escolas de Búzio, Câmara Municipal e o Centro de Estudos Ferreira de Castro, diversas iniciativas de homenagem ao escritor, procurando sensibilizar a comunidade para a importância da sua obra literária no panorama cultural português e da sua ligação ao concelho de Vale de Cambra.



zibiz.net