PUB


Festival de Espantalhos "Francisca OAZ" entre 1 Junho e 31 Julho

28-5-2018, Oliveira de Azeméis     225
Foto Artigo

Centenas de espantalhos, animações de rua, arte urbana, concursos, música e até o lançamento de um livro serão os principais ingredientes do 1º Festival de Espantalhos de Portugal “Francisca OAZ” que decorrerá na cidade de Oliveira de Azeméis entre 1 de Junho e 31 de Julho.

Nesse período, quem sair à rua ou visitar a cidade vai confrontar-se com centenas de espantalhos espalhados pelo centro urbano naquele que é o reactivar de uma tradição de Oliveira de Azeméis depois do sucesso, há 20 anos, da iniciativa “Macinhata Espanta” que colocou o concelho no “Guiness Book” com a confecção e a exibição de mais de mil e cem figuras de palha que atraíram, na altura, milhares de visitantes portugueses e estrangeiros à freguesia de Macinhata da Seixa.  
Os espantalhos fazem parte de uma prática antiga que os agricultores oliveirenses utilizavam para defenderem as suas cerejeiras das investidas das aves.
Os visitantes poderão ver ainda arte urbana no Mural do Espanto, fazer a Rota dos Espantalhos ou assistir ao musical “Francisca OAZ”. O programa associado ao festival prevê ainda a realização de um convívio de emigrantes e a existência de espaços gastronómicos.


zibiz.net